quarta-feira, 18 de maio de 2011

Excesso de antioxidantes pode ser nocivo à saúde












É normal ouvir de todos, especialmente das avós, a velha frase: “tudo em excesso faz mal”. Até mesmo aquilo que rotineiramente e convencionalmente conhecemos como sendo algo bom para o nosso organismo. Tal máxima está correta e se estende aos antioxidantes, que sempre ouvimos falar como sendo coisas boas que, dentre outras coisas, previnem doenças e retardam o envelhecimento.

Pois bem, recentemente, uma pesquisa divulgada pela Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, e publicada pelo Journal of Applied Physiology, diz que o consumo de alimentos que contêm boas quantidades de antioxidantes pode ter efeitos nocivos a longo prazo.

O que aponta a pesquisa, feita com animais que receberam diferentes doses dessas substâncias, é que altas doses causam na verdade enfraquecimento muscular em pessoas mais velhas. Isso por que o consumo excessivo de uma substância altera o equilíbrio dos nutrientes no corpo. "Muitas pessoas não percebem que a quantidade de antioxidantes e pro-oxidantes é muito delicada. E pensam que terão algum tipo de resultado positivo, quando podem conquistar um problema mais sério", disse o pesquisador Steven Copp.

A pesquisa verificou que consumir antioxidantes em excesso diminui a quantidade de substâncias vasodilatadoras que ajudam a manter a saúde de artérias e veias. Isso faz com que os músculos não recebam a quantidade necessária de oxigênio, deixando-os rígidos e doloridos, principalmente durante a realização de exercícios.

O estudo sugere ter cautela na prescrição de uma alimentação carregada de antioxidantes e lembra que muitos itens fornecem quantidades superiores de nutrientes às recomendadas diariamente. Por exemplo, uma porção de batata-doce fornece quatro vezes a quantidade recomendada de vitamina A diária. O mesmo vale para o brócolis, cuja porção oferece mais que o dobro da quantidade de vitamina K recomendada para consumo adulto diariamente.

Então sabemos que o famoso menino da propaganda da sustagem kids ávido por brócolis deve se cuidar e ter parcimônia com sua fome insaciável, se quiser ser um adulto saudável no futuro!!! :D



Nenhum comentário:

Postar um comentário