sábado, 14 de maio de 2011

Introdução às Patologias

Olá, leitores! :)
Somos Jéssica Vasconcellos e Larissa Braz e viemos, primeiramente, nos apresentar a vocês.
Ao longo das postagens do blog, iremos descrever as patologias relacionadas aos radicais livres. Cada uma de nós irá postar sobre uma doença específica e detalhar como se desenvolve a participação dessas moléculas instáveis no processo fisiopatogênico.
Esperamos que vocês gostem e se interessem cada vez mais por esse assunto tão importante para a manutenção da vida!

O Paradoxo dos Radicais Livres
Bem, como já foi publicado nas outras postagens, os radicais livres são moléculas de extrema relevância na maioria de nossas vias metabólicas. Entretanto, cabe aqui ressaltar, que eles não possuem somente funções maléficas em nosso organismo. Esse conceito foi se ampliando a partir do postulado de Denhan Harman, na década de 50, o qual afirmava serem os radicais livres os principais responsáveis pelo surgimento de moléstias degenerativas, entretanto é muito importante salientar que os radicais possuem diversas outras funções na homeostase corporal, desde ações antiinflamatórias até o controle da pressão arterial, por exemplo.
Não iremos nos estender nesse assunto, pois ele será melhor abordado posteriormente. Somente queríamos deixar claro que, apesar de estarmos começando um tópico sobre doenças, os radicais livres possuem outras várias utilidades benéficas no nosso organismo. Acreditem! :)

Doenças Relacionadas Aos Radicais
Diversas patologias possuem essas moléculas extremamente reativas em alguma fase de seu desenvolvimento. As doenças neurodegenerativas como Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Doença de Huntigton e até mesmo derrame cerebral possuem os radicais como moléculas de extrema importância para o seu processo patológico. Além de todas essas, as doenças cardiovasculares, aterosclerose, diabetes e cataratas também estão diretamente relacionadas com radicais.
O câncer, uma doença de caráter tão relevante para a nossa atual sociedade, também possui um estreita ligação com tais moléculas.


Portanto, a partir de agora, vocês conhecerão um pouco mais sobre todas essas patologias citadas e como os radicais atuam para o seu desenvolvimento! :)
Mas não se esqueçam: não é pelo fato de que os radicais possam causar doenças que devemos eliminá-los totalmente do nosso organismo! Deve-se buscar um equilíbrio bioquímico para se atingir o sucesso terapêutico!

Até o próximo post! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário