Patologias

Doença de Parkinson e Radicais Livres



Olá, queridos leitores!
Hoje vamos continuar a nossa extensa caminhada sobre as doenças neurodegenerativas relacionadas aos radicais livres. A escolhida da vez é a doença de Parkinson! Vocês sabiam que Parkinson é uma doença neurodegenerativa que atinge atualmente mais de seis milhões de pessoas em todo o mundo?
Primeiramente, vamos nos situar quanto à causa e aos sintomas dessa patologia. A doença de Parkinson é uma doença crônica, degenerativa e irreversível que é caracterizada pela perda de neurônios de uma área específica do cérebro denominada substância nigra ( ou negra ). Essas células neuronais que compõem a substância negra são responsáveis pela liberação de um neurotransmissor muito importante para a nossa coordenação motora: a dopamina.
Mas tá, o que a dopamina realmente é e faz?
Como já havia sido citado, a dopamina é um neurotransmissor. Mas o que é um neurotransmissor? Pois bem, neurotransmissores são moléculas que permitem a comunicação entre as células nervosas, podendo provocar o estímulo da propagação do impulso nervoso, por exemplo.
Então, sabendo disso, vamos analisar agora o que a dopamina realmente faz: ela possui um papel relacionado com o nosso controle motor, além disso também é um estimulante do sistema nervoso central, atuando como precursora de moléculas como adrenalina e noradrenalina. Portanto, a principal ação da dopamina relacionada a doença de Parkinson é que essa molécula é um neurotransmissor inibitório do corpo estriado, ou seja, ela atua na inibição de movimentos indesejados do corpo estriado. É por tal motivo que pacientes com doença de Parkinson não conseguem controlar seus movimentos de forma eficiente, visto que sua taxa de dopamina produzida é baixa e os movimentos do corpo estriado são extremamente ativos.
Agora que vocês já entenderam o que É a doença de Parkinson, fica fácil analisar alguns de seus sintomas, como: o tremor em repouso, a instabilidade postural, a rigidez muscular, dentre outros.
Mas, enfim, como o estresse oxidativo pode influenciar na Doença de Parkinson?
Sabe-se que a presença de espécies reativas pode induzir diversos fenômenos celulares, um deles muito importante é o da morte celular. Se há presença de estresse oxidativo em uma célula dopaminérgica da substância nigra, a probabilidade de essa célula entrar em processo de morte celular é muito grande, e tal fato, colabora com a diminuição da liberação de dopamina no organismo e, consequentemente, com a progressão da Doença de Parkinson.
Existem pelo menos duas vias de produção de radicais livres na substância nigra do cérebro. A primeira delas, por mais incrível que pareça, é a própria degradação da dopamina.
A dopamina é constantemente oxidada pela enzima monoamina-oxidase (MAO), assim bombardeando para o cérebro, mas especificamente na substância nigra, peróxido de hidrogênio (que não é um radical livre, mas tem ações muito semelhantes) e alguns radicais livres. A exposição a esse bombardeio durante toda uma vida gerará danos aos neurônios.
Além dessa via, também foi encontrada em muitos pacientes portadores de Parkinson a disfunção do complexo 1 da cadeia transportadora de elétrons pelo DNA mitocondrial, a qual também é responsável pela produção de radicais livres.
Em condições normais o organismo elimina estas moléculas indesejáveis através de defesas antioxidantes que possui, porém, por alguma razão, na Doença de Parkinson, há um acúmulo destes radicais na substância negra.
Comentário da Imagem acima: Um artigo da Unifesp relacionou o estresse emocional em indivíduos com deficiência de vitamina B12 com o aumento de liberação de dopamina. Esse aumento de liberação de dopamina, promove, com a sua degradação, a maior produção de espécies reativas de oxigênio. Tais espécies podem induzir na célula o fênomeno de morte celular.
Outro fato bem interessante é que foi encontrado um grande acúmulo de Ferro na substância nigra de pacientes com Parkinson. E esse Ferro encontrado pode estar diretamente relacionado com a produção de radicais livres também, pois ele é necessário para a ocorrência de algumas reações produtoras de espécies reativas, como vocês verão posteriormente nas postagens do nosso amigo Ian.
Portanto, é fácil perceber que o estresse oxidativo possui grande relevância para a progressão da doença de Parkinson. Alguns antioxidantes como a Vitamina E, B6, B12 e Vitamina C são utilizadas para auxílio no tratamento dessa patologia, entretanto ainda existem opiniões bem distintas quanto à sua eficiência.
É isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado desse post! Qualquer dúvida é só mandar nos comentários.
Abraços e até a próxima! :)
Referências Bibliográficas
http://www.unifesp.br/dneuro/nexp/riboflavina/h.htm
http://draclinicaneurocirurgicasorocabascltda.site.med.br/index.asp?PageName=DOEN-C7A-20DE-20PARKINSON-20-26-20PARKINSONISMO

 

Catarata e Radicais Livres


Para entendermos a relação entre radicais e catarata é necessário, antes, conhecer um pouco sobre esta doença. A catarata é uma lesão ocular que afeta o cristalino tornando-o opaco, desse modo, a visão fica comprometida já que ele é a lente responsável pela focalização em nossa visão e também pela condução dos raios luminosos até a retina (onde se situam os receptores fotossensíveis).
Dentre os sintomas, encontram-se a visão desfocada sem dor, troca freqüente de lentes corretivas, as cores parecem menos vivas, deficiência na visão noturna, sensibilidade a luz e sensação de iluminação falha. Dentre os fatores causadores da doença distinguem-se: a hereditariedade, doenças crônicas (diabetes), uso excessivo de remédios à base de esteróides. É aí que entram os radicais: quando não removidos corretamente do cristalino, eles danificam algumas células do olho gerando assim a catarata, apesar de ser mais frequentemente observada como resultado de outras doenças oculares e com a idade.
Por isso, como parte do tratamento alguns oftalmologistas indicam selênio, beta caroteno, o L-glutation bem como o ascorbato de zinco. Esses são alguns antioxidantes (cujo papel está srendo discutido no subtópico antioxidantes) que ajudam no combate a doença, a maioria encontrada naturalmente em alguns alimentos, como a castanha do Pará no caso do selênio. Mas, cuidado com a dosagem! Em excesso eles também são nocivos.
Agora, vocês já sabem o papel dos radicais nessa doença. Só falta a realização do nosso papel para tentar evitar doenças como esta, ou seja, evitando o excesso destes com hábitos saudáveis.

Bbliografia:
http://www.bausch.com.br/br/vision/concerns/cataract/index.jsp

http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/327/catarata

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301997000100014&script=sci_arttext

http://www.pixmac.com.br/picture/blueberries+neutralizar+os+danos+dos+radicais+livres+para+a+matriz+de+col%C3%A1geno+de+c%C3%A9lulas+e+tecidos+que+podem+levar+%C3%A0+catarata+glaucoma+varizes+hemorrhoi/000067978431

 

Doença de Alzheimer e Radicais Livres

Olá, leitores!
Hoje falaremos de uma doença de grande e crescente impacto social: a doença de Alzheimer. Primeiramente, é importante explicar a vocês como essa doença se caracteriza.
A doença de Alzheimer (DA) foi caracterizada pelo neuropatologista alemão Alois Alzheimer em 1907 e é uma doença neurodegenerativa progressiva e irreversível que compromete o cérebro causando: diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e alterações comportamentais. O estudo histológico feito pelo alemão Alois Alzheimer verificou a existência de placas senis - hoje identificadas como agregados de uma proteína tóxica para as células nervosas chamada beta-amilóide - e de emaranhados
neurofibrilares - hoje associados a mutações e consequente hiperfosforilação de proteína Tau, no interior dos microtúbulos do citoesqueleto dos neurônios. A DA pode manifestar-se já a partir dos 40 anos de idade, sendo que a partir dos 60 sua incidência se intensifica de forma exponencial.
Essa patologia possui relação estreita com o novo contexto socioeconômico em que estamos inseridos. O aumento no número de idosos na sociedade já garante um crescimento relevante das taxas de pessoas acometidas por DA.
Aprofundando um pouco mais, a doença de Alzheimer é caracterizada pela neuropatologia típica, comprometimento da função sináptica e perda de células. A bioquímica deste distúrbio envolve o estresse oxidativo, no qual há o acumulo de radicais livres levando a peroxidação lipídica e degeneração neuronal excessiva em determinadas regiões do cérebro. Os níveis de oxidação por radicais livres de lipídios, proteínas e DNA são elevados no tecido cerebral post-mortem de pacientes com DA quando comparados com cérebros de indivíduos não acometidos por tal patologia.
Sabe-se que o cérebro é um órgão que possui alta sensibilidade aos danos causados pelo estresse oxidativo. Tal fato é justificado pelo alto consumo de oxigênio do tecido cerebral, pelo conteúdo relativamente baixo de substâncias antioxidantes e também pela presença de ácidos graxos facilmente oxidados. Além de todos esses fatores, o alto nível de ferro no tecido também colabora para os danos causados pelo estresse oxidativo.
Vocês lembram daqueles agregados de proteína beta-amilóide que foram citados ali em cima?
Bem, eles são um ponto chave para o entendimento desse post! A quebra dessas moléculas das placas senis é uma fonte muito importante de produção de radical livre, ou seja, o acúmulo de β-amilóide pode gerar espécies reativas de oxigênio (ROS), que têm efeitos citotóxicos e deletérios.O processo de oxidação que será observado posteriormente à produção desses radicais desencadeia um processo inflamatório – o qual também será responsável pela produção de radicais - ou seja, alguns fatores imunes serão produzidos para ativar, por exemplo, as micróglias. Entretanto, quando elas são ativadas por oxidação beta-amilóide, eles liberam moléculas tóxicas chamadas de citocinas, que são conhecidos por causar danos. Logo, serão as células nervosas quem sofrerão as consequências desse processo inflamatório, fato que causará a possível morte celular de muitas delas.
Uma outra área de possível atuação dos radicais livres na Doença de Alzheimer seria a oxidação de membranas celulares, as quais são compostas por fosfolipídeos insaturados. Essas insaturações encontradas nas moléculas de fosfolipídeos, como ácido araquidônico e ácido docosahexaenóico, servem como alvo certo para espécies reativas de oxigênio.
A relação do elemento Ferro com a DA também pode ser facilmente compreendida, visto que esse metal catalisa grande parte das reações produtoras de radicais livres. A forma como o ferro atua nesse processo de produção de radicais será melhor elucidada no tópico Metabolismo do Ferro, entretanto, é interessante ter em mente que o Ferro possui grande importância também nesse desequilíbrio oxidativo cerebral. Um fato importante a ser salientado sobre esse assunto e que realmente demonstra a relação estreita entre o Ferro e a Doença de Alzheimer é a presença desse elemento em grande quantidade em placas senis. Além disso, a distribuição do ferro e a sua coincidência com a distribuição dos emaranhados neurofibrilares dos cérebros acometidos também reforça essa relação.
Após esse vasto conteúdo, não podemos deixar de falar também sobre um dos principais danos ocasionados pelas espécies reativas: a peroxidação lipídica.
Essa figura é apenas para ilustrar a participação de radicais livres no processo de peroxidação lipídica. Esse tópico será melhor abordado posteriomente.
Mas por quais motivos esse dano seria tão evidente em um cérebro acometido por DA?
Bem, aqui estão alguns dos argumentos científicos utilizados para tal teoria:
· Níveis elevados de ácido tiobarbitúrico (TBARS), uma medida da peroxidação lipídica, são encontrados nos cérebros de pacientes com DA em comparação com o tecido cerebral de indivíduos não demenciados.
· Os níveis de dois tipos de isoprostanos, biomarcadores de peroxidação lipídica (Isoprostanos são isômeros de prostaglandinas, que são compostos quimicamente estáveis ​​formados principalmente através da oxidação dos radicais livres induzida pelo não-enzimática do ácido araquidônico), foram aumentados de forma seletiva em regiões do cérebro afectados pela AD, tais como os pólos frontais e temporais, em comparação com a região do cerebelo, que é raramente afetado pela DA. Além disso, em um estudo recente realizado na University of Medicine and Dentistry of New Jersey–School of Osteopathic Medicine, os níveis de isoprostanos foram encontrados elevados na urina de pacientes com DA quando comparados com os níveis de pacientes controle sem demência provável.
· Os fosfolípideos da membrana cortical são diminuídos no cérebro dos pacientes com DA.
Como vocês viram, os radicais livres possuem realmente uma estreita relação com essa doença neurodegenerativa. Mas não se enganem! Não é por isso que deve-se basear o tratamento dessa patologia no uso de antioxidantes! Pelo contrário, a evidência para o uso de antioxidantes no tratamento da doença de Alzheimer tem sido irregular. Algumas pesquisas apontam para a Vitamina E como possível retardadora do processo patológico, entretanto mais estudos precisam ser conduzidos para determinar se outros antioxidantes, bem como melhorias na dieta em relação a consumo de frutas e vegetais ricos em atividade antioxidante, podem reduzir o risco para a DA ou até mesmo prevenir totalmente um ser humano contra tal patologia.
Então é isso, queridos leitores! Espero que tenham gostado desse post! Caso haja alguma dúvida, não hesitem em mandar comentários! :)
Até o próximo!
Bibliografia

Introdução
Olá, leitores! :)
Somos Jéssica Vasconcellos e Larissa Braz e viemos, primeiramente, nos apresentar a vocês.
Ao longo das postagens do blog, iremos descrever as patologias relacionadas aos radicais livres. Cada uma de nós irá postar sobre uma doença específica e detalhar como se desenvolve a participação dessas moléculas instáveis no processo fisiopatogênico.
Esperamos que vocês gostem e se interessem cada vez mais por esse assunto tão importante para a manutenção da vida!

O Paradoxo dos Radicais Livres
Bem, como já foi publicado nas outras postagens, os radicais livres são moléculas de extrema relevância na maioria de nossas vias metabólicas. Entretanto, cabe aqui ressaltar, que eles não possuem somente funções maléficas em nosso organismo. Esse conceito foi se ampliando a partir do postulado de Denhan Harman, na década de 50, o qual afirmava serem os radicais livres os principais responsáveis pelo surgimento de moléstias degenarativas, entretanto é muito importante salientar que os radicais possuem diversas outras funções na homeostase corporal, desde ações antiinflamatórias até o controle da pressão arterial, por exemplo.
Não iremos nos estender nesse assunto, pois ele será melhor abordado posteriormente. Somente queríamos deixar claro que, apesar de estarmos começando um tópico sobre doenças, os radicais livres possuem outras várias utilidades benéficas no nosso organismo. Acreditem! :)

Doenças Relacionadas Aos Radicais
Diversas patologias possuem essas moléculas extremamente reativas em alguma fase de seu desenvolvimento. As doenças neurodegenerativas como Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Doença de Huntigton e até mesmo derrame cerebral. possuem os radicais como moléculas de extrema importância para o seu processo patológico. Além de todas essas, as doenças cardiovasculares, aterosclerose, diabetes e cataratas também estão diretamente relacionadas com radicais.
O câncer, uma doença de caráter tão relevante para a nossa atual sociedade, também possui um estreita ligação com tais moléculas.


Portanto, a partir de agora, vocês conheceram um pouco mais sobre todas essas patologias citadas e como os radicais atuam para o seu desenvolvimento! :)
Mas não se esqueçam: não é pelo fato de que os radicais possam causar doenças que devemos eliminá-los totalmente do nosso organismo! Deve-se buscar um equilíbrio bioquímico para se atingir o sucesso terapêutico!

Até o próximo post! :)