domingo, 3 de julho de 2011

Radicais Livres e a Ereção Peniana

Caros leitores, acreditem se quiser... Dentre as muitas funções, ou melhor, mais que funções, dentre os benefícios dos radicais livres encontra-se a ereção peniana humana.

O responsável por isso é o óxido nítrico. O óxido nítrico (NO) é um radical livre, gasoso, inorgânico, incolor, que possui sete elétrons do nitrogênio e oito do oxigênio, tendo um elétron desemparelhado.

Inicialmente, por volta de 1980, essa molécula era considerada apenas constituinte da família dos poluentes ambientais que, além de indesejável, era considerado um agente cancerígeno em potencial. Porém, com a evolução da ciência nestes trinta anos, foi descoberta a função do NO como um importante mediador de processos intra e extracelulares.

A produção deste radical se deve pela ação da enzima NO-sintase constitutiva (c-NOS) e induzível (i-NOS) partindo do aminoácido L-arginina.

Dentre as funções deste ERMO, que podem ser tanto benéfica como maléfica, estão:

- mediador citotóxico de células imunes efetoras ativadas, capaz de destruir patógenos e células tumorais.

- mensageiro/modulador em diversos processos

- estresse oxidativo

- geração de intermediários do oxigênio

- deficiência do sistema antioxidante

- regulador seletivo da tônus da circulação pulmonar

E, finalmente, está envolvido na proteção do vaso sangüíneo e no relaxamento vascular. E aí que esse radical se associa atua para auxiliar na ereção. A nível do endotélio vascular, o NO produzido difunde rapidamente até à musculatura lisa adjacente. Aí ativa a guanilato ciclase e leva ao aumento de produção de cGMP(guanilato monofosfato cíclica) . Este por sua vez aumenta leva a uma diminuição do cálcio intracelular, resultando em relaxamento da musculatura lisa e vasodilatação.

Com estimulação, o NO é liberado por ramos dos nervos parassimpáticos, que atuam vascularizando o tecido erétil do pênis. As artérias sobre atuação do óxido nítrico dilatam e enchem de sangue os corpos cavernosos e esponjoso, gerando assim a ereção.


Referências Bibliográficas:

http://www.uninet.edu/cimc99/seminarios/moreira/nitrico.html

http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v39n4/18548.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário