Curiosidades

Curiosidade Radical e APAIXONANTE!


Oláa! :D

Primeiramente, Feliz dia dos namorados a todos os leitores apaixonados! :)
Para aqueles que estão com um alto nível de ocitocina, dopamina e feniletilamina: esse post é para vocês!

Uma pergunta a se fazer antes de começar: quem nunca tomou uma taça de vinho para comemorar uma data amorosa?
Pois é, é difícil alguém nunca ter degustado de um bom vinho ao lado da pessoa que ama. O vinho é uma bebida muito relacionada ao amor, a paixão... e é por isso, que hoje, no Dia dos Namorados, resolvemos postar sobre alguns efeitos do vinho sobre o nosso organismo!

O vinho possui em sua composição diversas substâncias que possuem efeito antioxidante! Muitas dessas substâncias são as fenólicas, as quais são conhecidas como potentes antioxidantes e antagonistas naturais de patógenos. Dentre os fenólicas destacam-se flavonóis (rutina, quercetina, campferol, miricetina); antocianinas (cianina, delfinidina, peonina, malvina); flavanóis (catequinas, procianidinas, taninos condensados) e; estilbenos.

A partir dessa ação antioxidante, o vinho pode proporcionar a inibição da oxidação de LDL (importante para a prevenção da aterosclerose, vocês saberão mais disso no próximo post sobre doenças) e todos os outros processos decorrentes do estresse oxidativo, até mesmo o envelhecimento. Além disso, pode auxiliar na ação anticarcinogênica e antiinflamatória!

Estudos realizados pela Universidade de Harvard dizem que o alto consumo de vinho e de azeite é capaz de diminuir em 24% o risco de uma pessoa vir a sofrer de câncer.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Florença (Itália) também indica que a bebida serve como ativador do desejo sexual, ou seja, possui propriedades afrodisíacas.

Portanto, queridos apaixonados, o vinho é uma ótima pedida para o dia dos namorados!
Entretanto, não estamos recomendando o abuso dessa bebida.. apenas queríamos que soubessem das vantagens de se tomar vinho até mesmo diariamente!
Segundo a Organização Mundial de Saúde não se deve ultrapassar 30g de álcool por dia, o que equivale, em média, a uma taça de 240mL de vinho tinto. Logo, aproveitem esse restinho do dia com moderação!

Até o próximo post! :D

Bibliografia

http://www.sigasuadieta.com.br/tag/antioxidante/

http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/alimentos/article/viewArticle/1192

http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/cav.php

http://capitalbeats.blogspot.com/2011/04/vinho-previne-cancer-aumenta-o-desejo.html

Curiosidade Radical!


Olá, queridos leitores! :)

Como já havia sido dito no Twitter, hoje esse post tem o propósito de dizer a vocês a resposta da seguinte questão: leite achocolatado pode ajudar no combate aos radicais livres?
Uma coisa é quase certa, caso a resposta seja sim: é notícia boa para os amantes de chocolate!

Para acabar com o suspense, lá vai a explicação disso tudo! Preparem-se!

Bem, um novo estudo publicado em novembro de 2009 no The American Journal of Clinical Nutrition por cientistas da Universidade de Barcelona sugere que o consumo regulado de leite desnatado com cacau pode reduzir casos de inflamação e até mesmo de doenças cardiovasculares! Isso tudo por que o cacau possui em sua composição uma grande quantidade de flavonóide.

Mas o que é flavonóide?

É uma molécula relacionada com muitas ações biológicas, entretanto uma das suas funções principais é ação antioxidante. Portanto, algumas das doenças relacionadas aos radicais livres, como arteriosclerose, e ação inflamatória, que também possui relação com radicais, podem ser minimizadas com o consumo dessas substâncias.
Entretanto, isso tudo faz parte apenas de um estudo! Há ainda muita coisa a ser descoberta sobre flavonóides e o aumento do seu nível no organismo pode ser muito prejudicial!

Além disso, pesquisadores alemães publicaram na Journal of the American College of Cardiology que os flavonóides podem induzir a produção de óxido nítrico, um tipo de radical livre, o qual também ajuda na vasodilatação, ou seja, pode ajudar mais ainda em algumas doenças cardiovasculares.

Portanto, o achocolatado pode ajudar na diminuição dos efeitos de doenças que estão relacionadas aos radicais! Mas nós, amantes de chocolate, ainda precisamos de mais estudos sobre flavonóides para poder afirmar isso, infelizmente!

Então, pessoal, é isso! :)

Até mais! :)

Bibliografia

http://papodegordo.mtv.uol.com.br/2009/11/25/leite-chocolate-previne-doencas/

http://www.ajcn.org/content/90/5/1144.abstract

http://renatapinheiro.com/tag/flavonoide/

EXCESSO DE ANTIOXIDANTES PODE SER NOCIVO À SAÚDE


É normal ouvir de todos, especialmente das avós a velha frase: “tudo em excesso faz mal”, mesmo aquilo que rotineiramente e convencionalmente conhecemos como sendo algo bom para o nosso organismo, mas tal máxima está correta e se estende aos antioxidantes, que sempre ouvimos falar como sendo coisas boas que dentre outras coisas, previnem doenças e retardam o envelhecimento.
Pois bem, recentemente uma pesquisa divulgada pela Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, e publicada pelo Journal of Applied Physiology, diz que o consumo de alimentos que contêm boas quantidades de antioxidantes pode ter efeitos nocivos a longo prazo.
O que aponta a pesquisa, feita com animais que receberam diferentes doses dessas substâncias, é que altas doses causam na verdade enfraquecimento muscular em pessoas mais velhas. Isso porque o consumo excessivo de uma substância altera o equilíbrio dos nutrientes no corpo. "Muitas pessoas não percebem que a quantidade de antioxidantes e pro-oxidantes é muito delicada. E pensam que terão algum tipo de resultado positivo, quando podem conquistar um problema mais sério", disse o pesquisador Steven Copp.
A pesquisa verificou que consumir antioxidantes em excesso diminui a quantidade de substâncias vasodilatadoras que ajudam a manter a saúde de artérias e veias. Isso faz com que os músculos não recebam a quantidade necessária de oxigênio, deixando-os rígidos e doloridos, principalmente durante a realização de exercícios.
O estudo sugere ter cautela na prescrição de uma alimentação carregada de antioxidantes e lembra que muitos itens fornecem quantidades superiores de nutrientes às recomendadas diariamente.
Por exemplo, uma porção de batata-doce fornece quatro vezes a quantidade recomendada de vitamina A diária. O mesmo vale para o brócolis, cuja porção oferece mais que o dobro da quantidade de vitamina K recomendada para consumo adulto diariamente.
Então sabemos que o famoso menino da propaganda do brócolis deve se cuidar e ter parcimônia com sua fome insaciável de brócolis se quiser ser um adulto saudável no futuro!!! :D


Referências bibliográficas: