quinta-feira, 2 de junho de 2011

Curiosidade Radical!


Olá, queridos leitores! :)

Como já havia sido dito no Twitter, hoje esse post tem o propósito de dizer a vocês a resposta da seguinte questão: leite achocolatado pode ajudar no combate aos radicais livres?
Uma coisa é quase certa, caso a resposta seja sim: é notícia boa para os amantes de chocolate!

Para acabar com o suspense, lá vai a explicação disso tudo! Preparem-se!

Bem, um novo estudo publicado em novembro de 2009 no The American Journal of Clinical Nutrition por cientistas da Universidade de Barcelona sugere que o consumo regulado de leite desnatado com cacau pode reduzir casos de inflamação e até mesmo de doenças cardiovasculares! Isso tudo por que o cacau possui em sua composição uma grande quantidade de flavonóide.

Mas o que é flavonóide?

É uma molécula relacionada com muitas ações biológicas, entretanto uma das suas funções principais é ação antioxidante. Portanto, algumas das doenças relacionadas aos radicais livres, como arteriosclerose, e ação inflamatória, que também possui relação com radicais, podem ser minimizadas com o consumo dessas substâncias.
Entretanto, isso tudo faz parte apenas de um estudo! Há ainda muita coisa a ser descoberta sobre flavonóides e o aumento do seu nível no organismo pode ser muito prejudicial!

Além disso, pesquisadores alemães publicaram na Journal of the American College of Cardiology que os flavonóides podem induzir a produção de óxido nítrico, um tipo de radical livre, o qual também ajuda na vasodilatação, ou seja, pode ajudar mais ainda em algumas doenças cardiovasculares.

Portanto, o achocolatado pode ajudar na diminuição dos efeitos de doenças que estão relacionadas aos radicais! Mas nós, amantes de chocolate, ainda precisamos de mais estudos sobre flavonóides para poder afirmar isso, infelizmente!

Então, pessoal, é isso! :)

Até mais! :)

Bibliografia

http://papodegordo.mtv.uol.com.br/2009/11/25/leite-chocolate-previne-doencas/

http://www.ajcn.org/content/90/5/1144.abstract

http://renatapinheiro.com/tag/flavonoide/

Nenhum comentário:

Postar um comentário