Como divulgado na edição do mês de maio da revista Época, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, chegou a tomar 28 remédios diferentes para combater, controlar e prevenir diversas patologias e também para emagrecer (!). Dentre os medicamentos, destacaremos o suplemento de coenzima Q-10 (CoQ(10)), uma proteína lipossolúvel mais comumente conhecida como ubiquinona.
A CoQ(10) é produzida pelo nosso organismo naturalmente. Ela participa da principal via de obtenção de energia dos seres vivos: a cadeia transportadora de elétrons. Sua função primordial é transportar os elétrons do complexo I e II para o complexo III (para mais informações sobre cadeia transportadora de elétrons veja esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8zJjoJgNV-g&feature=related), esse transporte é realizado a partir de sucessivas oxidações e reduções. Assim, essa proteína tem propriedades oxidantes e antioxidantes, as quais lhe conferem diferentes funções quando utilizada como suplemento alimentar.
No caso da presidente, o objetivo desse suplemento é combater doenças cardíacas. Segundo estudos do Departamento de Medicina Intensiva e Cirurgia, Unidade de Gerontologia e Geriatria Universidade de Florença, na Itália, a adição da CoQ(10) na alimentação de ratos resultou em uma melhora significativa no pico de absorção de oxigênio pelo músculo cardíaco. Nesse estudo, a coenzima foi ministrada juntamente com Creatina.
Além de elevar a eficiência do músculo cardíaco, a adição dessa proteína na alimentação garante diversos outros benefícios. Dentre os vários, podemos citar:
- Combate a dor de cabeça da enxaqueca;
- Diminuição da pressão sanguínea para hipertensos;
- Diminuição de danos radioativos;
- Tratamento da Doença de Parkinson;
- Vários estudos na aplicação contra o câncer, com resultados, por exemplo, no câncer de pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário