quarta-feira, 1 de junho de 2011

Doenças Relacionadas ao Metabolismo do Ferro (parte I)


Como visto na postagem introdutória ao assunto do ferro, este elemento é essencial para os seres humanos. Assim, sua deficiência acarreta em distúrbios metabólicos vitais, dentre os quais, o mais importante é a anemia, condição a qual atinge cerca de 30% da população mundial e esse percentual chega a 50% em crianças menos de dois anos de idade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS define como carência de ferro o quadro em que as reservas corporais desse metal não são suficientes, limitando a produção de hemoglobina e, em casos mais graves, há associação com a anemia (WHO, 2001).

Os motivos que podem levar a deficiência desse metal são vários, dentre as quais podemos citar:

- Baixa disponibilidade no ambiente: ocorre quando não há uma alimentação adequada

- Absorção inibida: ingestão de metais que competem a maquinaria de absorção do ferro, como o chumbo, cobalto e estrôncio, dentre os quais o primeiro é o mais perigoso.

- Danos na mucosa entérica: inflamações, sangramentos e descamação do epitélio (esse último típico da doença celíaca) diminuem a área de absorção. A extração cirúrgica de partes do intestino também diminuem a absorção de ferro, mas em menor escala.

Além desses, hemorragias são uma grande fonte de perda de ferro, pois acarreta na perda de hemoglobina, assim, o ferro nela contido não poderá ser reaproveitado pelo fígado. Segundo o Comitê de Nutrição da Academia Americana de Pediatria, uma fonte comum de hemorragias gastrointestinais em neonatais é a alimentação com leite de vaca. Este possui várias proteínas que irritam o trato digestório ainda frágil da criança, produzindo pequenas hemorragias em diversos pontos. Além disso, o ferro nele contido não é tão bem absorvido como aquele originado do leite materno, o que, muitas vezes, também acarreta em casos de anemia.

Pessoas com anemia por deficiência de ferro apresentam:

- Fadiga, falta de fôlego, tontura, dor de cabeça, frio nas mãos e pés, palidez, e dor no peito

- Problemas cardíacos como: arritmia, sopro cardíaco, coração aumentado, ou até insuficiência cardíaca.

- Em bebês e crianças pequenas, os sinais de anemia incluem apetite ruim, desenvolvimento retardado, e problemas comportamentais.

Importante citar a participação da vitamina C na absorção do ferro em nosso intestino delgado, por isso, muitas vezes, a prescrição de alimentos que a contenham está associada ao tratamento medicamentoso. Este é realizado a partir de remédios ricos em ferro na sua fórmula.

Outra forma de precaução da anemia ferropriva é o enriquecimento de alimentos com esse metal, como é feito, no Brasil, com a farinha de trigo, achocolatados, cereais matinais, entre outros.

No entanto, como diz o velho ditado: Tudo em excesso faz mal. O ferro não é exceção e o acúmulo desse metal no corpo é danoso e pode ser fatal. Mas falaremos desse tópico na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário