domingo, 12 de junho de 2011

Curiosidade Radical e APAIXONANTE!


Oláa! :D

Primeiramente, Feliz dia dos namorados a todos os leitores apaixonados! :)
Para aqueles que estão com um alto nível de ocitocina, dopamina e feniletilamina: esse post é para vocês!

Uma pergunta a se fazer antes de começar: quem nunca tomou uma taça de vinho para comemorar uma data amorosa?
Pois é, é difícil alguém nunca ter degustado de um bom vinho ao lado da pessoa que ama. O vinho é uma bebida muito relacionada ao amor, a paixão... e é por isso, que hoje, no Dia dos Namorados, resolvemos postar sobre alguns efeitos do vinho sobre o nosso organismo!

O vinho possui em sua composição diversas substâncias que possuem efeito antioxidante! Muitas dessas substâncias são as fenólicas, as quais são conhecidas como potentes antioxidantes e antagonistas naturais de patógenos. Dentre os fenólicas destacam-se flavonóis (rutina, quercetina, campferol, miricetina); antocianinas (cianina, delfinidina, peonina, malvina); flavanóis (catequinas, procianidinas, taninos condensados) e; estilbenos.

A partir dessa ação antioxidante, o vinho pode proporcionar a inibição da oxidação de LDL (importante para a prevenção da aterosclerose, vocês saberão mais disso no próximo post sobre doenças) e todos os outros processos decorrentes do estresse oxidativo, até mesmo o envelhecimento. Além disso, pode auxiliar na ação anticarcinogênica e antiinflamatória!

Estudos realizados pela Universidade de Harvard dizem que o alto consumo de vinho e de azeite é capaz de diminuir em 24% o risco de uma pessoa vir a sofrer de câncer.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Florença (Itália) também indica que a bebida serve como ativador do desejo sexual, ou seja, possui propriedades afrodisíacas.

Portanto, queridos apaixonados, o vinho é uma ótima pedida para o dia dos namorados!
Entretanto, não estamos recomendando o abuso dessa bebida.. apenas queríamos que soubessem das vantagens de se tomar vinho até mesmo diariamente!
Segundo a Organização Mundial de Saúde não se deve ultrapassar 30g de álcool por dia, o que equivale, em média, a uma taça de 240mL de vinho tinto. Logo, aproveitem esse restinho do dia com moderação!

Até o próximo post! :D

Bibliografia

http://www.sigasuadieta.com.br/tag/antioxidante/

http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/alimentos/article/viewArticle/1192

http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/cav.php

http://capitalbeats.blogspot.com/2011/04/vinho-previne-cancer-aumenta-o-desejo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário