segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fontes de Radicais Livres

Bom, queridos leitores...

Aqui no nosso blog, vcs já viram o que são radicais, mas e quanto a suas fontes?

É exatamente o tema da postagem de hoje!!!

As fontes dos radicais são classificadas de duas formas: exógenas e endógenas. Dentre as fontes exógenas encontramos:

- herbicidas: agentes herbicidas, como o paraquat e o diquat, apresentam a propriedade de funcionarem como aceptores de elétrons no fotossistema I (complexo que colabora na transferência de elétrons da fotossíntese), tornando-se assim radicais livres. Porém o sítio em que esses são formados encontra-se perto da ferredoxina (importante na transferência de elétrons do mesmo processo orgânico) tornando doador imediato de elétrons um grupamento ferro-enxofre desse complexo. Essa interrupção na cadeia de elétrons danifica todo o processo da fotossíntese.

- antibióticos;

- raios X, ultravioleta e gama: esses raios agem excitando agem excitando elétrons e, consequentemente, rompendo as ligações entre os átomos tornando as espécies alteradas extremamente reativas.

- cigarro;

- álcool: no trabalho, conduzido por Garret A. FitzGerald, M.D., que aparece em uma das edições do Journal of Clinical Investigation é dito que "em voluntários saudáveis que ingeriram álcool em um teste experimental e em pacientes abstêmios tratados para doenças do fígado induzidas por álcool. Pacientes que abusaram cronicamente do álcool por muitos anos e acabaram por desenvolver cirrose hepática também apresentaram aumento em muitos marcadores do estresse oxidativo.".

- solventes industriais;

- consumo excessivo de gorduras saturada: as gorduras poli-insaturadas também podem gerar radicais livres, principalmente quando expostas ao calor e ao sol. Por isso recomenda-se armazenar os óleos vegetais longe da luz direta do sol.

- estresse;

- poluentes atmosféricos.

Analisando, agora, os fatores endógenos encontramos:

- cadeia mitocondrial de transporte de elétrons: nesta etapa de respiração celular, o oxigênio molecular é reduzido integrando a molécula de água. Durante esse processo diversos radicais superóxido são formados.

- montagem de substâncias bactericidas: o oxigênio molecular na presença de NADPH e H+ é convertido em vários radicais chegando até substâncias bactericidas como mostra o esquema abaixo.

- ação da enzima xantina oxidase: essa enzima, derivada da xantina desidrogenase, converte hipoxantina em xantina e xantina em ácido úrico. Esse processo libera também radicais superóxido.

- degeneração de dopamina: a oxidação de dopamina libera radicais livres que destoem neurônios dopaminérgicos, procedimento relacionado ao envelhecimento.

Bibliografia:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA2w0AF/herbicidas-fotossistema-i

http://www.drashirleydecampos.com.br/categorias/47/

http://www.ivu.org/portuguese/trans/vsuk-fats.html

http://www.scielo.br/pdf/ramb/v43n1/2075.pdf

http://emedix.uol.com.br/not/not1999/99set15psi-upam-act-alcool.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário