sexta-feira, 1 de julho de 2011

Watch N' Ask SPECIAL EDITION

Queridos leitores... Aqui vai mais uma curiosidade radical! Por que os vampiros não gostam de oxigênio singlete? Sei que vocês devem estar pensando: “vampiros!?” e é completamente pertinente. Porém o que poucos sabem é que a origem das lendas de vampiros e lobisomens deriva do comportamento observado em indivíduos, principalmente do nordeste europeu, que apresentavam doenças hereditárias como a porfiria eritropoiética e a porfiria cutânea tarda em tempos antigos. A aparência deformada, hábitos noturnos, anti-sociabilidade são características que até hoje encontramos nesses monstros mitológicos e que são herdadas desses indivíduos com tais doenças.

Esses tipos de porfiria são alterações enzimáticas que geram o acúmulo intracelular de porfirinas, que são moléculas de grande importância no transporte e armazenamento de oxigênio e transferência de elétrons. Essas moléculas também são muito estudadas devido a propriedades como a afinidade por tecidos tumorais, baixa toxidade e a capacidade de absorção de luz, possibilitando sua utilidade em tratamentos como a terapia fotodinâmica.

Devido a tais alterações enzimáticas, as porfirinas acabam se acumulando passando a circulação e, posteriormente, a pele, já que as porfirinas não incorporam o ferro para formar os grupos heme do citocromo e da hemoglobina, presente nos eritrócitos. Se pessoas que apresentam esse acúmulo saírem à luz do dia, as partes expostas ficarão ulceradas através da ação fotodinâmica do oxigênio singlete e, às vezes, o hirsutismo (excesso de pelos no rosto). Daí a aversão à luz típica dos vampiros e os peludos lobisomens. Coincidentemente, porém não propositadamente, o alho com seus abundantes tioálcoois são supressores eficazes do oxigênio singlete além do que a “sede por sangue” na verdade seria a o mecanismo de compensação pela falta de hemoglobina. E assim foram criados os vampiros... Pelo menos aqueles clássicos.

Referências Bibliográficas

http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/JNIC/RESUMOS/resumo_3365.html

http://www.crq4.org.br/default.php?p=informativo_mat.php&id=443

Postado por Larissa Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário