domingo, 15 de maio de 2011

O ferro: História e importância


O ferro (do latim, ferrum) é utilizado há muito tempo, assim, sua “descoberta” como elemento químico não pode ser atribuída a ninguém. Estima-se que a utilização do ferro date de mais de 2000 anos AC, ainda que o provável primeiro processo para extração do ferro somente tenha surgido aproximadamente em 1500 AC, pelos Hititas. O início da utilização do ferro pelas civilizações é tão determinante que um período da pré-história leva o seu nome: a Idade do Ferro.

O ferro é o elemento que permitiu o desenvolvimento da sociedade. Atualmente, a maioria dos objetos ao nosso redor dependem, direta ou indiretamente, da aquisição desse elemento, mas muitos não entendem o seu valor, pois ele é muito comum (corresponde a 34,5% da massa da Terra). Além de ser essencial para a sociedade, o ferro é também indispensável para a vida humana (e de muitos outros animais).

No corpo humano, o ferro é essencial em diversas reações, como, por exemplo, na defesa imunológica natural (macrófagos, neutrófilos, etc.) e no transporte de oxigênio. Em nosso organismo, encontramos o ferro, normalmente, formando um grupamento denominado grupo heme:

Esse grupo esta presente, principalmente, em:

  • HEMOGLOBINA: pigmento do glóbulos vermelhos presentes no sangue. É a proteína responsável pelo transporte de O2.
  • MIOGLOBINA: transporta e armazena O2 dentro das células musculares.
  • CITOCROMOS: proteínas transportadoras de elétrons, as quais participam da cadeia respiratória no processo de respiração celular.
  • ENZIMAS: principalmente nas catalases e peroxidases, responsáveis pela degradação de radicais livres.

Dada a importância do ferro, o sistema excretor adaptou-se a não excretá-lo, portanto, as perdas ocorrem, principalmente, através de hemorragias. Pelo mesmo motivo o consumo diário desse elemento não é elevado e varia de acordo com a idade e com o sexo (mulheres necessitam de mais devido a sua perda mensal de sangue), a saber:

-Crianças: 6 a 12 mg/dia -Mulheres: 15 mg/dia

-Homens: 10 mg/dia -Gestantes: 30 mg/dia

Principais fontes de ferro na alimentação:

Animal: carne vermelha, principalmente fígado e outras vísceras (miúdos), carnes de aves e de peixes e mariscos crus.

Vegetal: folhosos na cor verde ( ex: cheiro-verde, couve), leguminosas (feijão, soja, ervilha), grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanha, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo.




Referências bibliográficas:

GUYTON, Arthur C. HALL, John E. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 11ª ed.

http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/earth.html

http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=466&ordem=3

http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e02610.html.

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3608&ReturnCatID=1775

Nenhum comentário:

Postar um comentário