domingo, 8 de maio de 2011

O que são radicais livres?

Radicais livres são espécies químicas extremamente instáveis e muito reativas, que apresentam um ou mais elétrons não pareados em sua camada mais externa, e tendem a associarem-se rapidamente a moléculas de carga positivas reduzindo-as. Um exemplo é o superóxido, formado pla adição de um elétron a uma molécula de oxigênio. Nessa reações é possível haver o rompimento de moléculas importantes, no corpo. Esse rompimento, muitas vezes, é capaz de originar novas moléculas de radicais livres, resultando assim em uma reação em cadeia, que tenderá a aumentar a concentração desses elementos tóxicos.

No organismo humano, esses radicais livres têm origem nas células, quando há redução parcial do oxigênio envolvido na produção energética, através da metabolização dos nutrientes absorvidos na alimentação. Entretanto, os radicais livres não têm origem restrita ao metabolismo celular, fatores exógenos também contribuem para a formação desses elementos. Exemplos desses fatores são:

- Poluição ambiental;

- Raios-x e radiação ultravioleta;

- Tabagismo;

- Álcool;

- Resíduos de pesticidas;

- Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios.)

- Estresse;

- Consumo excessivo de gorduras saturadas.

No organismo, os radicais livres podem danificar células normais, e assim alguns quadros patológicos surgem, como: envelhecimento acelerado, artrite reumatóide, arteriosclerose, enfraquecimento do sistema imunológico, câncer, doença de Alzheimer, enfisema, diabetes mellitus, degeneração muscular, catarata entre outros danos a saúde. Porém quando em baixas concentrações, não são prejudiciais.

Como forma de manter essas moléculas em níveis seguros, as células produzem enzimas que convertem esses elementos em outros menos danosos, como a água. Há ainda enzima protetoras, que atuam reparando os danos causados pela ação dos radicais livres, e assim amenizando os efeitos negativos destes. Substâncias antioxidantes, como vitaminas E e C e o beta-caroteno são capazes de inativarem radicais livres derivados do oxigênio. Com base nisso, se faz necessária uma dieta balanceada, composta por ingredientes ricos em elementos antioxidantes, entre outros nutrientes, que pode ser elaborada e acompanhada por profissionais da saúde visando melhores resultados, que proporcionará uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário